Escola São João Batista em Santa Inês - duas unidades

APRESENTAÇÃO

A Política Educacional do nosso país, coloca a escola como centro das ações educacionais,e nessa perspectiva, a ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA procura através da gestão compartilhada, definir o seu plano de ação escolar, objetivando a reordenação permanente das ações administrativas e pedagógicas, no sentido de efetivar o cumprimento das atividades educativas e da sua função social, com o intuito de proporcionar à comunidade de Santa Inês e Região, uma educação de qualidade.

Como eixo norteador, dispõe de uma proposta pedagógica, que traça as diretrizes que contemplam as suas ações em consonância com a LDB – (9394/96) nos níveis de ensino: INFANTIL, FUNDAMENTAL e O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO a qual possibilita a organização da prática docente, passível de alterações, considerando que fazemos parte de um contexto em constante transformações.

HISTÓRICO

A Escola São João Batista foi fundada em 14 de dezembro de 1995.

A sua denominação surgiu com intuito de homenagear o Sr. Francisco Santos – vulgo Lobato, dirigente da Associação Folclórica de Santa Inês, por ter sido a pessoa que contribuiu cedendo o espaço da referida Associação, para o desempenho das primeiras atividades educativas da escola.

Seu processo de criação teve como objetivo, proporcionar à criança Santainesense, o acesso à pré-escola, considerando que na quela época não existia escolas públicas em Santa Inês, que atendessem à clientela dessa faixa etária.

Hoje,é referência no município de Santa Inês e Região, por ter uma linha de pensamento que procura refletir os aspectos fundamentais para o exercício de uma ação educativa de qualidade: o político social, o econômico, a ética, o cultural e o étnico.

Vale ressaltar que as dificuldades apresentadas nunca foram obstáculos para impedir o seu crescimento, apenas fortaleceram os seus ideais com base nas atitudes de perseverança, compromisso e solidariedade.

VISÃO

Crer-se na visão de homem como parte da totalidade do universo, como ser de liberdade de pensamento e de comunicação, como ser capaz de buscar sua fidelidade, sua autoestima, visto que, a comunhão das relações do ser humano com ele mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus, é que dão sentido ético para a realização pessoal, tendo como ponto de partida a criatividade, a transparência e a excelência de suas ações.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A educação deve ser compreendida não só como via de acesso à aquisição do conhecimento sistematizado, mas como instrumento que proporciona a compreensão dos princípios e processos produtivos que determinam o modelo de sociedade e os saberes necessários à vida participativa.

Nesse sentido, a Proposta Pedagógica da Escola São João Batista segue uma linha de fortalecimento das políticas e ações educativas, atendendo aos fundamentos epistemológicos, éticos e didático-pedagógicos, com a finalidade de proporcionar o ensino da Educação Infantil às crianças na faixa etária 02 a 05 anos e o Ensino Fundamental Nível I, objetivando a formação integral desses educandos.

Os princípios que norteiam a ação pedagógica baseiam-se na LDB 9394/96, nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Básica, no Regimento Escolar, que trata dos princípios dessa Instituição.

Para construção do conhecimento, prima-se pela linha pedagógica sócio-interacionista, por se considerar que o organismo e meio, exercem influência recíproca, e que nesta relação o sujeito torna-se capaz de identificar-se como ser que transforma e é transformado, respeitando as diversidades culturais e ao meio ambiente, com autonomia e consciência crítica.

Quanto à atividade pedagógica, valoriza-se a prática interdisciplinar dos conteúdos e atividades, a partir de temas geradores, que buscam refletir o contexto social, de forma dinâmica, aberta e interativa, de modo que o aluno e o professor sejam agentes e sujeitos do conhecimento simultaneamente.

Em relação aos conteúdos e atividades, adota-se os previstos na grade curricular do Sistema Educacional Brasileiro, com a possibilidade de se articular com o contexto sociale com a vida cotidiana do educando.

Para a sua aplicabilidade o professor utiliza metodologias que favorecem a aprendizagem proporcionando ao educando a mudança de atitudes, procedimentos e capacidade de elaborar conceitos.

A prática de avaliação,envolve os critérios quantitativos e qualitativos, no início, durante o processo de ensino e no final, com a finalidade de detectar os progressos e as dificuldades do aluno com vistas ao replanejamento da ação pedagógica.

Em se tratando da gestão escolar, considera-se como elemento determinante para o andamento do processo educativo.Ela procura refletir constantemente o trabalhocoletivo, objetivando a gestão compartilhada na prática docente, buscando o equilíbrio constante entre a família, escola e a comunidade como um todo, através do diálogo e acordos necessários à boa convivência coletiva.

HINO DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA

1. Outrora, vila dos canaviais

No lugar de muita projeção

Brilham as cores, azul e amarelo

São João Batista, luz da educação.

Teu nome em honra a cultura tradicional

Proverá energia para fonte do aprender

Aprender a ser e a conviver

Conhecer e fazer é o teu ideal.

REFRÃO

Salve! Salve escola mil

Tu és orgulho oh São João Batista

Transformai essas crianças abençoadas,

Oh escola, gentil.

2. Com a bandeira da esperança,

Venceste, foste brava, varonil.

A tua garra, irradia a perseverança.

Tu és grandiosa de encantos mil

O teu lema é educar para a vida

Caminhas inspiradapor um ser de luz.

De sabedoria dotarásos pequeninos,

Pois tens nas mãos as bênçãos de Jesus.

REFRÃO

Salve! Salve escola mil

Tu és orgulho oh São João Batista

Transformai essas crianças abençoadas,

Oh escola, gentil.

CRÉDITOS

Letra: Profª Jacinta Silveira

Música: Samuel Lima