Sendo a escola a extensão da casa do aluno, cabe à família observar que,a família e a escola, tem papéis distintos e se diferem enquanto instituições. É papel da família educar e da escola, escolarizar, e mediante à diversidade de perfis apresentados no seio familiar e no ambiente escolar, vários aspectos devem ser analisados antes de fazer a escolha da escola tão sonhada para o filho.
É importante a família saber que não existe escola perfeita, existe escola com a sua filosofia, a qual, poderá se aproximar da filosofia da família, cabendo portanto a utilização de critérios para a devida escolha, haja vista que, a partir do momento em que a família fizer a sua escolha, ela não só irá usufruir dos seus direitos,mas, estará sujeita ao cumprimento dos seus deveres, impostos pelas regras estabelecidas pela escola.
É necessário também,que a família observe o modelo atual da sociedade a qual está inserida. Ainda é costumeiro encontrar famílias em estado de melancolia, que reclamam de tempos que não voltam mais “No meu tempo, a escola não era assim”, “eu queria voltar ao passado se pudesse”.
Nesse sentido, aborda-se o que diz Mário Sérgio Cortella (2014):
“Com a emergência de múltiplos paradigmas, precisamos lembrar que estamos vivendo, hoje, na Educação, não só nela, mas também nela, momentos graves, em que há um certo desnorteamento, ... uma mudança muito veloz na maneira como as coisas são feitas, pensadas e comunicadas.
...Esses momentos graves significam, como sempre na história humana a possibilidade de momentos grávidos. Sim, momentos graves são também momentos grávidos! Afinal de contas, toda situação grave contém uma gravidez, ou seja, a possibilidade de dar à luz uma nova situação”.
Sendo assim, entende-se que a análise e a reflexão acerca dos tempos atuais, irá contribuir significativamente para a escolha da escola ideal para o seu filho, assim como, favorecer a boa relação entre a Escola e a Família.