A Proposta Pedagógica é um instrumento norteador das ações da escola,com base nos Parâmetros Curriculares Nacional - Lei de Diretrizes e Bases 9394/96.
Para desenvolvê-la,necessita-se do planejamento das ações, as quais, deverão estar previstas no calendário escolar, de forma que nele, contemple o direito do educando usufruir dos conhecimento necessários ao exercício da cidadania.
Sobre o desenvolvimento da proposta pedagógica, cada escola, utiliza-se de metodologias de acordo com a sua visão filosófica e, estando a família de acordo como que está previsto no Contrato Educacional, cabe a ela o cuidado ao discordar de alguma atitude relacionada à prática pedagógica da escola, na presença do filho, tendo em vista, que a desvalorização, irá contribuir para que o filho venha a desvalorizá-la, também.
É comum a falta de valorização da família em relação aos eventos escolares. Os olham como uma atividade de lazer, e não ver que o objetivo da escola é favorecer a contextualização do conhecimento adquirido pelo educando,dentro e fora do espaço escolar.
Quanto à tarefa de casa é estritamente necessária. A escola é mediadora do conhecimento e,geralmente por um período de quatro horas. É pouco tempo, para o aluno cumprir toda agenda dentro do espaço escolar, onde a turma absolve um quantitativo entre 30 e 35 alunos. Essa responsabilidade cabe à família, em cobrar do filho o compromisso para com a sua escola, e não obstante,transferir uma responsabilidade que é dela.
Segundo o pensamento da psicoterapeuta Ceres Araújo(2005) , “ Não existe escola perfeita, é claro. Como tudo na vida, ela terá também alguns defeitos. Então os pais devem se questionar: esses defeitos são toleráveis? Em caso positivo, bola pra frente, mas com um detalhe: essas falhas não devem ser criticadas abertamente na presença do filho. Em caso de resposta negativa é hora de mudar de escola, apesar do desconforto inicial que o filho sofrerá por causa da readaptação a uma nova instituição”.
Sendo assim, observa-se a importância dos critérios, na hora da escolha da escola e o quanto é fundamental conhecer a proposta que ela oferece.
A segurança do filho no espaço escolar, dependerá da forma como a família irá transmitir esse estado de confiança.