O perfil escolar do século XXI deve ter como base de sustentação os quatro pilares da educação: aprender a conhecer,aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, sendo o último, o conceito que integra os demais.
Nesse aspecto, verifica-se que a relação com respeito e confiança entre os segmentos da escola,se desenvolverá de forma harmoniosa, a partir do momento em que houver humildade pedagógica e competência coletiva.
Segundo Cortella, (2014) “A humildade pedagógica é a noção de que alguém sabe coisas,mas não as sabe todas, ...é a qualidade essencial de alguém que se disponha a se educar, porque só quem é permeável a ser educado pode também educar”.
Ao interpretar a frase do filósofo Sócrates “Só sei que nada sei”Cortella diz, que Sócrates também quis dizer que “ Só sei que nada sei que o outro não possa vir a saber”.
Nesse sentido, a relação entre todos os segmentos no espaço escolar deve-se constituir de forma, que todos a construa coletivamente, valorizando a reciprocidade de conhecimentos, ou seja, as contribuições que cada um pode dar, objetivando segundo Cortella, (2014) “a generosidade mental, a prática do que se ensina e coerência ética e a humildade intelectual”, visando favorecer um ambiente escolar onde prevaleça o diálogo, a escuta , a confiança e a boa convivência entre todos os segmentos.